2018-01-30
Etiqueta energética de aquecimento discutida em Lisboa

É no próximo dia 15 de Fevereiro que a ADENE - Agência para a Energia promove, em Lisboa, um seminário que visa a discussão da etiqueta energética de aquecimento, uma regulamentação que entrou em vigor em Setembro de 2015.

No encontro marcado para Lisboa será feito um balanço dos dois anos que passaram desde a entrada em vigor da etiqueta, sendo dada especial atenção, entre outros, às mais-valias trazidas ao consumidor e às perspectivas futuras de revisão da regulamentação. É esperada a participação de várias entidades do sector e o contributo dos especialistas presentes será, depois, integrado nos resultados do projecto Label Pack A+ para comunicação à Comissão Europeia.

A etiqueta energética de produtos e sistemas de aquecimento passou a ser obrigatória, a partir de Setembro de 2015, em todas as novas instalações de aquecimento ambiente e de água quente, aplicando-se esta exigência a produtos individuais mas também a sistemas mistos (incluindo sistemas solares térmicos), uma medida que representou desafios para o sector, no que diz respeito à distribuição das responsabilidades de emissão da etiqueta e ao próprio processo de etiquetagem.

Este encontro pretende reforçar a eficaz aplicação da etiqueta, contribuindo para a dinamização do sector, assim como para a tomada de decisão do consumidor na hora de adquirir equipamentos de aquecimento.

A participação no seminário é gratuita, mas de inscrição obrigatória. Aqui.

Esta iniciativa acontece no âmbito do projecto europeu Label Pack A+, cujo objectivo é apoiar e promover a aplicação da regulamentação de aquecimento. Em Portugal, na organização de iniciativas formação e informação ligadas ao programa, participam a ADENE, a APISOLAR - Associação Portuguesa de Indústria Solar e a DECO, associação de defesa do consumidor.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições