2017-07-04
Adeus, ESTIF! Olá, Solar Heat Europe!

A ESTIF – Federação Europeia da Indústria da Energia Solar Térmica anunciou ontem o seu novo nome: a partir de agora, a ESTIF passa a chamar-se Solar Heat Europe, contando também com uma nova imagem. Afirmar o calor de origem solar como uma parte essencial de um futuro sustentável e uma solução para a Europa e para os seus cidadãos fazem parte dos objectivos desta nova etapa do sector.

 

Para a associação, a descarbonização do sector do aquecimento é um dos principais desafios que os europeus enfrentam actualmente, com vista à redução das emissões de gases com efeito de estufa e ao cumprimento dos compromissos assumidos no Acordo de Paris. Nessa tarefa, o recurso ao calor de origem solar é uma tecnologia “flexível e adaptável” às necessidades dos cidadãos e empresas da Europa, defende a associação industrial. “Pode assumir a forma de um sistema pequeno de termossifão em Chipre ou de uma grande central de aquecimento urbano a energia solar térmica de 100 MW na Dinamarca. E vai mais além, proporcionando também soluções para o arrefecimento solar!”, continua.

 

Com esta transformação, a Solar Heat Europe pretende reforçar o posicionamento do calor de origem solar como um elemento chave da estratégia para o Aquecimento e Arrefecimento na Europa, assim como trabalhar na implementação de todos os passos necessários para concretizar o enorme potencial da energia solar térmica. Para além disso, deverá dar continuidade ao trabalho realizado até aqui pela ESTIF, nomeadamente a promoção do desenvolvimento de soluções para aquecimento, a organização de acções informativas e estatísticas sobre o sector e a sensibilização para uma regulação e políticas mais favoráveis ao desenvolvimento dos tecnologias de Aquecimento e Arrefecimento com base em fontes de energia renovável.

 

Apesar do novo nome e da nova imagem, a estrutura base da ESTIF permanece, com o austríaco Robin Welling – actual director da marca TiSUN – mantendo-se como presidente da Solar Heat Europe, e o português Pedro Dias enquanto secretário-geral.

 

“O sector do aquecimento solar convida os cidadãos europeus a desempenhar um papel activo na protecção do ambiente e no combate às alterações climáticas à sua escala. Estamos também a proporcionar um futuro sustentável para a nossa sociedade. Com os cidadãos de toda a Europa, construímos um futuro no qual nos possamos aquecer sem aquecer o clima”, declarou, em comunicado, Robin Welling.

 

Recorde-se que a ESTIF tinha sido criada em 2002, em resultado da junção entre a ESIF – Federação Europeia da Indústria Solar e a ASTIG – Grupo da Indústria Solar Térmica.

 

Saiba mais sobre a Solar Heat Europe aqui.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições