2018-03-07
EPC+ e mercado dos serviços energéticos vão a debate em Lisboa

O Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC), juntamente com a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) organizam, esta quinta-feira, um seminário empresarial subordinado ao tema da eficiência energética.

O encontro, que já tem confirmadas as presenças de, entre outros, Paulo Nogueira (ADENE), Marta Campos (BPI Marketing) e Luís Hagatong (Schneider Electric), está divido em duas partes: uma primeira parte dedicada ao mercado de serviços energéticos, programas e incentivos; e uma segunda parte onde serão abordados exemplos de boas práticas e modelos de negócio.


Um dos principais temas do encontro/debate é o projecto EPC +, ou seja, Energy Performance Contracting Plus –Contratos de Desempenho Energético. A solução EPC tem como objectivo potenciar a cooperação entre pequenas e médias empresas (PME’s), para uma melhor qualidade na oferta de serviços energéticos, de modo a garantir uma padronização das soluções técnicas e contratuais.

Um Contrato de Desempenho Energético não é mais que um acordo entre um beneficiário e uma entidade que se compromete a desenvolver e a aplicar um projecto para melhorar energeticamente a eficiência de uma instalação, garantindo desde logo uma poupança em termos energéticos. Segundo esse contrato, a entidade apresenta o nível de economia que poderá ser obtida ao longo de tempo de validade do acordo, assumindo o risco, mas recebendo, em contrapartida, uma percentagem dessa economia (como forma de pagamento pelos serviços prestados).


Poderá obter mais informações acerca do seminário, que terá lugar na Secretaria - Geral da Economia, através dos e-mails pfonseca@isr.uc.pt (Paula Fonseca) e carlospatrao@isr.uc.pt (Carlos Patrão). Caso pretende inscrever-se no encontro, que é totalmente gratuito, deverá aceder ao formulário disponibilizado em https://goo.gl/forms/YbNrfQSws07VYLD72.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições