2019-03-06
Dez mil milhões de euros para investimentos em energias limpas
David Alvito

A Comissão Europeia anunciou um novo programa no valor de 10 mil milhões de euros com vista a apoiar tecnologias em energias verdes. Este novo pacote financeiro, que irá apoiar o desenvolvimento de inovação de baixo carbono, tem um amplo alcance em termos de incentivos à promoção de medidas e tecnologia que levem a uma melhoria da saúde e prosperidade dos europeus, e com um impacto imediato nas suas vidas.

 

O objectivo passa por ajudar a criação de modelos que sejam benéficos para os europeus, como o aumento de empregos verdes, melhoria da eficiência energética das habitações, com a consequente redução da factura energética e um ar mais limpo, para além de uma melhor eficiência dos sistemas públicos de transportes nas cidades e formas mais seguras de fornecimento energético.

 

“Menos de três meses após termos adoptado a nossa visão estratégica para uma Europa neutra em termos climáticos em 2050, estamos a colocar o dinheiro onde ele é necessário”, admitiu Miguel Arias Cañete, Comissário Europeu da Energia e da Acção Climática. “O nosso objectivo é continuar a construir uma economia moderna, competitiva e justa socialmente, para todos os europeus, em linha com o Acordo de Paris. Para isto aconteceu, vamos necessitar de mais desenvolvimento de tecnologias limpas a uma escala industrial. É por isso que estamos a investir para que essas tecnologias inovadoras venham para o mercado; tecnologias como as de emissões negativas e de produção e armazenamento de energias renováveis. Estamos hoje a criar soluções tecnológicas em todos os Estados-Membros e a acelerar com vista a garantir rapidamente a transição para uma sociedade moderna e neutra, em termos climáticas, na Europa”.

 

A Comissão Europeia espera, assim, garantir que a Europa se mantém nos lugares cimeiros no que às patentes de tecnologias limpas diz respeito. Continuar na liderança de modo a assegurar vantagem em termos competitivos é a meta, o que permitirá à Europa colher os benefícios desta liderança, ao exportar produtos, tecnologia e modelos de negócio sustentáveis.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições