2018-11-21
Iniciativa da DECO com a ERSE vai ajudar a descodificar a factura
David Alvito

A DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, em conjunto com a ERSE (Entidade Regulador dos Serviços Energéticos), acaba de lançar o portal FATURA AMIGA. O objectivo é ajudar as famílias portuguesas a compreender a factura de energia eléctrica e, assim, caminhar para um uso mais eficiente da energia.

 

É conhecida a dificuldade que a generalidade da população tem em descodificar a informação disponibilizada nas facturas da electricidade. No meio de tantas letras, números e unidades, é difícil saber o verdadeiro consumo energético, sem contar com as taxas, impostos e outros encargos.

 

Esta iniciativa pretende ser uma ferramenta preponderante na vida de todos aqueles que querem saber mais sobre como é gasto o seu dinheiro em energia e para que possam tomar as melhores decisões na escolha adequada da tarifa energética, tendo em conta as soluções existentes no mercado.

 

A interpretação da factura da electricidade que, todos os meses, nos chega a casa não é de fácil leitura. Dessa forma, esta plataforma desenvolvida pela DECO e pela ERSE permitirá que qualquer pessoa tenha uma percepção mais clara do seu consumo energético, de modo a adoptar todos os procedimentos necessários para uma eventual melhoria da eficiência energética.

 

Para além desta componente de clarificação da informação, a iniciativa permitirá também fornecer dados para que os consumidores saibam quais as emissões de dióxido de carbono (CO2) que estão inerentes à sua factura energética.

 

Para que seja possível chegar ao maior número possível de pessoas, o projecto irá contar com um roadshow que passará um pouco por todo o país, de modo a chegar mais perto dos portugueses que queiram ter acesso a mais informação para pouparem, não só na carteira, mas também o ambiente.

 

Para conhecer melhor a iniciativa visite o portal da mesma em www.fatura-amiga.pt.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições