2017-08-01
CYPELUX, Software BIM para análise luminotécnica
Top Informática

A Top Informática lançou recentemente, em Portugal, o software CYPELUX. O CYPELUX é uma aplicação para o projeto de instalações de iluminação interior que aplica tecnologia Open BIM.


A aplicação utiliza o motor de cálculo Radiance (desenvolvido pelo Lawrence Berkeley National Laboratory) e considera, para além da iluminação normal, a iluminação natural. Realiza a discretização das fontes de luz, permitindo obter a renderização dos espaços.


O CYPELUX verifica o cumprimento dos requisitos dispostos na norma EN 12464-1 e no Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS).


Encontra-se integrado na suíte de programas CYPE-Open BIM, permitindo a importação de modelos BIM (IFC) concebidos pelo arquiteto. Caso não se disponha do modelo BIM do edifício, este pode ser criado diretamente no IFC Builder pelo engenheiro eletrotécnico. O IFC Builder é uma aplicação gratuita da suíte de programas CYPE-Open BIM.

O modelo do edifício é finalizado no CYPELUX através da introdução das luminárias e dados da iluminação natural. O utilizador poderá importar ficheiros de luminárias “ldt” e “ies”. A partir do modelo BIM do CYPELUX, obtêm-se diagramas de isovalores e fichas correspondentes às verificações normativas. O modelo BIM do CYPELUX fica assim disponível para constituir o modelo federado do edifício.

 

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa em causa. FONTE: Press Release

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições