2017-07-28
Certif: grande procura de certificados na área elétrica com vista à exportação
Certif

A CERTIF, líder de mercado em Portugal na certificação de produtos, manteve no primeiro semestre a sua trajetória de crescimento, com particular destaque para  a área elétrica, elevado número de certificados emitidos com vista à exportação, principalmente cabos elétricos e eletrodomésticos.


É de salientar o desenvolvimento de um novo esquema de certificação de urnas funerárias, fruto de uma parceria com a AIMMP, detentora da marca registada CNUF que a CERTIF atribui.

No final do semestre, a CERTIF registava produtos certificados em 184 categorias diferentes, distribuídos por 46 esquemas de certificação.

 

Certificação de serviços

 

Neste semestre há a salientar a emissão de mais uma centena de certificados para o serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa, ascendendo a mais de mil o número de certificado válidos.

 

Certificação de processos

 

A CERTIF foi acreditada no âmbito da convenção SOLAS para a certificação da pesagem de contentores, tendo emitido os primeiros quatro certificados.

 

Certificação de pessoas

 

Foram emitidos cerca de 40 novos certificados, estando válidos, no final do semestre 266 certificações:

  •  
  • 5 Auditores para a norma ISO 9001
  • 2 Auditores para a norma ISO 14001
  • 52 Auditores para a norma ISO 50001
  • 57 Instaladores de janelas eficientes
  • 9 Projetistas de sistemas solares térmicos
  • 141 Projetistas de térmica de edifícios

 

Marcação CE: Construção em destaque

 

A CERTIF tem continuado a alargar os domínios para os quais está notificada no âmbito do Regulamento dos Produtos da Construção, tendo em vista a resposta às empresas. No semestre verificou-se a extensão para fechos e testas mecânicos e para cabos elétricos que passaram a estar abrangidos pelo regulamento. Foram emitidos 70 novos certificados.

 

Certificação de sistemas

 

A CERTIF estendeu o âmbito da sua acreditação à norma OSHAS 18001 – Sistemas de gestão da segurança e da saúde no trabalho e os novos códigos nos âmbitos da qualidade e ambiente.


A CERTIF tem cerca de uma centena de certificados emitidos, essencialmente, em empresas que integram a certificação dos seus produtos ou serviços.

 

 

Relações internacionais: Novas parcerias no Brasil

 

A CERTIF participou ativamente nas reuniões de associações europeias de que é membro, nomeadamente, ETICS e Eurocer-building, bem como nos Operation Staff Meetings da área elétrica.

Enquanto representante dos organismos Notificados Portugueses participou na reunião semestral do Advisory Board do Group of Notified Bodies.


Foram estabelecidas novas parcerias no Brasil, enquadrando novos produtos e permitindo o reconhecimento das auditorias para obter certificações naquele país.


A CERTIF realizou acompanhamentos de certificações em diversos países e apoiou vários clientes no processo de certificação noutros países, com relevo para Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irão e Líbano.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições