2018-01-11
AVAC&R: Fabricantes mundiais optimistas para 2018

Os fabricantes mundiais de equipamentos de AVAC&R estão optimistas em relação às condições económicas para 2018. Segundo o estudo Annual Economic Outlook Survey of HVACR, promovido pelo evento AHR Expo e pelo ASHRAE Journal, “bom” e “excelente” são as palavras dominantes para este ano, com a nova construção a ser apontada como o principal motor de crescimento.

 

 

Segundo o estudo, que envolveu mais de 1400 fabricantes a nível mundial, 89 % dos inquiridos esperam um ano de crescimento “bom” ou “excelente”, mais 15 % face ao registado em 2017. Cerca de 45 % das empresas apontou a nova construção como principal alavanca para os bons resultados esperados em 2018, substituindo o mercado da manutenção e substituição.

 

No que toca ao cliente final, os fabricantes antevêem que três factores influenciem as decisões. A confiança surge na primeira posição, seguida pelos custos iniciais e pela preocupação com a eficiência energética.

 

A expectativa optimista não está sozinha e prevê-se também um crescimento no volume de vendas. A análise revela que 74 % dos fabricantes espera uma subida superior a 5 %. Já em 2017, as vendas tinham sido robustas, apresentando um crescimento significativo e 34 % dos inquiridos a dar conta de uma subida anual superior a 10 %. De forma geral, em 2017, 69 % dos fabricantes subiram as suas vendas, enquanto, no ano anterior, essa percentagem foi de 57 %.

 

Os sectores residencial, iluminação comercial, edifícios de escritórios e indústria são os mais promissores para 70 % dos inquiridos. Logo de seguida, surgem os edifícios comerciais, institucionais e escolas, data centers, centros de telecomunicações e hospitais, com uma quota na casa dos 60-69 %.

 

A AHR Expo é um dos maiores eventos profissionais mundiais no sector do AVAC&R, contando com mais de 2100 expositores e 7000 visitantes. A edição deste ano tem lugar entre os dias 22 e 24 de Janeiro, na cidade norte-americana de Chicago.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições