2014-06-25
Fotovoltaico gera metade da electricidade alemã

A Alemanha entrou com o ‘pé direito’ no mês de Junho ao conseguir suprimir metade das suas necessidades eléctricas através da energia solar. Uma análise do instituto de investigação Fraunhofer ISE revela um marco na produção de electricidade através de painéis solares: nada mais, nada menos que 24.24 GW (entre a 1 e 2 horas da madrugada de 6 de Junho).

 

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir e o facto de dia 9 de Junho ser feriado na Alemanha justificam que nesse dia fosse quebrado um novo recorde, no qual a produção atingiu os 23.1 GW e suprimiu 50.6% da demanda de electricidade. Estas são, pelo menos, as justificações avançadas por Tobias Rothacher, especialista em energias renováveis na Germany Trade & Invest.

 

Para este responsável, estes não foram resultados meramente ligados ao mês de Junho mas uma tendência que se deverá manter nos próximos tempos: “a energia solar na Alemanha simplesmente demonstrou o que é capaz de fazer. Acredito que, agora, possamos quebrar um novo recorde a cada dois/três meses”, afiança Rothacher.

 

O incitamento à instalação de painéis nas coberturas das casas alemãs (90% das instalações) é outro dos factores que suporta os frutos da energia solar no país e o aumento da produção de electricidade a partir deste recurso em 34% nos primeiros cinco meses do ano.

 

Apesar disso, 1,4 milhões de sistemas de fotovoltaico estão a produzir energia excedente, o que é um alerta para a questão do armazenamento, como explica Tobias Rothacher. “As grande quantidades de electricidade solar demonstram que a Alemanha vai precisar de uma maior capacidade e soluções de armazenamento no futuro”.

 

Recorde-se que em 2013 em termos globais a energia eléctrica fotovoltaica gerada atingiu um total de 30 TWh e cobriu cerca de 5,7% do uso líquido de electridade alemão.

 

Uma análise, feita pelo Fraunhofer ISE, com os mais recentes dados sobre o sector fotovoltaico na Alemanha pode ser consultada aqui.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições