2018-10-16
Número de bombas de calor instaladas na Europa continua a crescer
David Alvito

O mercado das bombas de calor continua a sua rota de crescimento. Segundo a EHPA (Associação Europeia de Bombas de Calor), em 2017, a venda destes equipamentos manteve a curva de subida, à semelhança do que aconteceu nos três anos anteriores. Continuando assim, a associação industrial acredita que, até 2024, será possível duplicar o mercado europeu das bombas de calor.

 

Os dados mostram que, em 2017, foram vendidas 1,11 milhões de unidades de bombas de calor, um acréscimo de 10 % relativamente a 2016, ultrapassando, pela primeira vez na história, mais de um milhão de equipamentos vendidos num único ano. No final do ano passado, o número de bombas de calor instaladas na Europa contemplava um total de 10,6 milhões de unidades. E a tendência, em 2018, é de crescimento. De acordo com indicadores de alguns mercados europeus, a marca de 11 milhões de unidades instaladas deverá já ter sido ultrapassada na primeira metade deste ano.

 

Assim, os 10,6 milhões de unidades instaladas geram um total de 181,1 TWh (Terawatt-hora) de energia, sendo que 116 TWh têm proveniência de fontes de energia renovável. A globalidade dos equipamentos de bombas de calor permitem evitar a emissão de 29,7 Mt (Milhões de toneladas) de dióxido de carbono para a atmosfera, o que se traduz numa poupança energética de 148 TWh.

 

A EHPA representa a grande maioria da indústria das bombas de calor e congrega vários ramos do sector, como fabricantes, institutos de investigação, universidades, laboratórios e agências de energia. O seu principal foco é promover a implementação adequada, e de forma consciente, da tecnologia das bombas de calor, no mercado residencial, comercial e industrial europeu.

 

Mais informações sobre o mercado europeu das bombas de calor e as tendências actuais serão apresentadas durante um webinar, organizado pela EHPA, que terá lugar a 18 de Outubro.  O registo para participação pode ser feito aqui.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições