Projecto ThERRA - Proposta para definição e métodos de cálculo do calor renovável
Márcia Pereira (ADENE ? Agência para a Energia)
Download PDF

O principal objectivo do projecto ThERRA é desenvolver e disseminar uma metodologia de cálculo para determinar a energia térmica renovável na União Europeia. Numa fase inicial do projecto, foram recolhidas as práticas comuns de cálculo dos sete países participantes para as seguintes tipologias energéticas: geotermia, bombas de calor (ar ambiente), solar térmico, biomassa sólida, biogás e resíduos. Estas foram submetidas a uma análise das agências de energia, a qual contou com a participação das associações europeias de promoção das tecnologias envolvidas, o Eurostat/IEA, o Observ'ER e dos institutos estatísticos nacionais, a fim de desenvolver uma metodologia única de cálculo do calor renovável.

A metodologia do ThERRA considerou o cálculo do calor renovável através de duas vias distintas. Primeiramente foi considerada a via Input, em temos de energia primária necessária ao sistema produtor de calor, e seguidamente a via Output, se se avaliar o calor útil produzido. Foi definida uma metodologia comum e testada com sucesso pelos institutos estatísticos de energia de cada país participante. Esta foi igualmente avaliada através de casos práticos de monitorização com a duração de um ano, promovidos pelos países participantes. No presente artigo apenas serão demonstradas as metodologias referentes às formas de energia renovável consideradas nas estatísticas portuguesas.

A aceitação da metodologia de cálculo proposta pelo ThERRA, por parte do Eurostat/IEEA ainda se encontra pendente. Este já aceitou a definição de energia térmica renovável proposta e de igual forma alguns dos métodos de cálculo propostos. O projecto ambiciona a emissão de um despacho por parte da Comissão Europeia, com a descrição da metodologia complementar à do Eurostat.

Palavras-chave: Monitorização, estatísticas, metas Europeias

Pode consultar o artigo completo em pdf (abaixo)

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições