Com a adopção da EPBD, a Comissão Europeia decidiu colocar na sua agenda um evento online com o intuito de garantir que as práticas de construção estão em conformidade com os mais recentes regulamentos da União Europeia. O webinar tem data marcada para amanhã, 19 de Junho. 

As alterações à Directiva sobre o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD), adoptadas em Abril deste ano, exigem que seja calculado e mencionado o “potencial de aquecimento global” (PAG) do ciclo de vida dos novos edifícios nos seus certificados de desempenho energético. O potencial de aquecimento global é um indicador que mede as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em diferentes fases do ciclo de vida de um edifício, sendo também conhecido como “avaliação da pegada de carbono”. Este parâmetro vai entrar em vigor a partir de 1 de janeiro de 2028, para todos os edifícios novos com uma área útil superior a 1000 m2, e, a partir de 1 de janeiro de 2030, para todos os edifícios novos. 

Neste sentido, em 2015, a Comissão Europeia começou a desenvolver metodologias e métricas para orientar os profissionais da construção e os investidores no que toca ao carbono ao longo de todo o ciclo de vida dos edifícios. E assim, em 2020, foi oficialmente lançado o “Level(s)” (em português, Nível(is), o enquadramento europeu para edifícios sustentáveis criado para avaliar e comunicar a sustentabilidade dos edifícios, com indicadores que abrangem todas as fases: ainda antes da sua construção e até à sua demolição. Baseando-se nos princípios da economia circular, permite aos utilizadores reduzir as emissões de carbono, poupar matérias-primas e melhorar a saúde e o conforto dos ocupantes. 

Os caminhos cruzados da EPBD e do quadro Level serviram como pretexto para este webinar – com data marcada para amanhã, 19 de Junho, entre as 9h e as 10h30 (hora de Lisboa) – que surge a pensar em promotores e fabricantes do sector da construção, equipas de design e investidores que procuram alinhar os seus projectos com os regulamentos de sustentabilidade da UE. Em comunicado, a organização do evento acredita que “este webinar da Level(s) constitui uma oportunidade única para explicar os requisitos da EPBD relativos ao carbono ao longo de todo o ciclo de vida e compreender a relevância da adopção do(s) Level(s) para os profissionais da construção se manterem em conformidade com a regulamentação da UE”. 

Embora este webinar seja pensado, em especial, para estes profissionais, também poderá ser útil para os membros da sociedade civil focados na política ambiental, assim como os utilizadores finais de certificados de desempenho energético.  

A sessão vai incluir apresentações de responsáveis políticos das Direcções-Gerais da Energia e do Ambiente envolvidos no processo de elaboração da EPBD e que incluíram o(s) Level(s) para promover a sustentabilidade no sector da construção. 

As inscrições para o evento online estarão abertas neste site, até às 17h (hora de Lisboa) de hoje, 18 de Junho.

Fotografia de destaque: © Comissão Europeia