Por todo o país, 58 famílias mais vulneráveis estão a ter as suas casas renovadas por cerca de 450 voluntários que participam no programa de Verão Camp In, da associação sem fins lucrativos Just a Change, que promove a reabilitação de habitações de pessoas em condições precárias.
Reparações em telhados, substituição de janelas e renovação de casas de banho e de cozinhas – é o trabalho que está a ser desenvolvido, desde 13 de Agosto até este domingo, em duas habitações em Tondela com o apoio de 15 voluntários da iniciativa Just a Change. Segundo a associação, estas melhorias têm e terão um impacto em quatro beneficiários, incluindo idosos. Na Chamusca, também já se iniciaram, no dia 20 de Agosto, trabalhos de melhoria em três habitações. Até dia 3 de Setembro, 26 voluntários vão estar empenhados na substituição de portas e janelas e na renovação de cozinhas e casas de banho com o objectivo de revitalizar estas casas e “proporcionar um ambiente mais habitável” a três beneficiários, refere o Just a Change.
São dois exemplos das acções levadas a cabo no âmbito do programa Camp In do Just a Change. Segundo a associação sem fins lucrativos, este programa visa a reabilitação de casas de pessoas em condições precárias em várias regiões de Portugal, sobretudo regiões mais isoladas, e é realizado durante o Verão por voluntários, de que grande parte é composta por estudantes universitários.
Com cerca de 450 voluntários, o programa consiste numa abordagem à renovação de edifícios considerando “problemas críticos”, como sejam “isolamento inadequado, humidade persistente e más condições de higiene”. O objectivo é, assim, contribuir para a diminuição de riscos para a saúde e para o bem-estar associados a estes problemas promovendo a segurança e a salubridade dos ambientes, sendo que o programa facilita, ao mesmo tempo, o aumento do “conhecimento sobre a problemática da pobreza habitacional” no país.
Iniciado em Julho e com término no final de Setembro, o programa Camp In prevê apoiar a renovação de habitações que contemplam mais de 100 pessoas de 58 famílias. O trabalho iniciou-se em Fornos de Algodres, Sever do Vouga e Ferreira do Zêzere, passou por muitos outros locais e está a terminar intervenções em Tondela, Chamusca, Vila Pouca de Aguiar e Alcanena. Na próxima semana, no dia 27 de Agosto, iniciar-se-ão duas das últimas intervenções, em Lagoa e em Viana do Castelo, que irão decorrer até 10 de Setembro.
Torres Vedras será a última paragem do Camp In e irá contemplar trabalhos em três habitações de quatro beneficiários, “com um foco especial nos idosos”. A iniciativa, a decorrer de 10 a 24 de Setembro, vai contar com a renovação completa dos telhados, com a renovação de casas de banho e cozinhas e com a pintura de fachadas com o apoio de 27 voluntários.
“Uma habitação digna é muitas vezes o ponto de partida para uma nova vida, e o Just a Change está comprometido em reconstruir vidas através da renovação habitacional”, refere a associação. que realiza este trabalho de reabilitação há mais de uma década.